15 de Janeiro de 1958: O primeiro monovolume
Hoje os monovolumes são um tipo de arquitectura banalizada depois do aparecimento da Espace no final dos anos 80. Mas tudo começou muito antes, quando a Fiat apresentou o primeiro Multipla no Salão de Bruxelas de 1956 (15 a 25 de Janeiro).
Só que as carrinhas realizadas com base no Topolino eram muito populares em Itália e o mercado exigia a sua substituição, mas o motor traseiro parecia impedir a realização de uma "break" com base no 600.
Foi então que Dante Giacosa, o projectista da marca italiana, teve uma ideia genial. Substituiu a suspensão dianteira por outra mais larga, deslocou os bancos anteriores mais para a frente, e criou na traseira um amplo espaço de carga. Em 1956 surgiu o Fiat 600 Multipla, com uma carroçaria mais comprida e mais alta do que a berlina, embora todos os elementos mecânicos fossem semelhantes. Para garantir espaço para seis ocupantes, a fila de bancos centrais era articulada. Já nessa época era possível alterar a configuração do habitáculo para garantir mais espaço de carga ou mais com comprimento para os ocupantes da fila central de bancos.
Tornou-se um veículo muito popular, sendo utilizado para transporte de famílias mais numerosas, de mercadorias e até como táxi nas cidades de Roma e Milão, o que mostra a genialidade criativa de Dante Giacosa, um dos grandes projectistas da história do automóvel.